
- 1952 à 1963- Escola Reunidas Engenheiro Francisco Bicalho.
- 1964 à 1980- Grupo Escolar Engenheiro Francisco Bicalho.
- 1981 até os dias atuais- Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho.
ORIGEM DO NOME
Francisco bicalho foi uma homenagem dada ao homem que contribuiu na arquitetura de Belo horizonte.
SOBRE FRANCISCO BICALHO

- Nome do Engenheiro Francisco de Paula Bicalho(1847-1919).
- 1847 (18 de julho)- Nascimento em São joão D`El Rey.
- 1871- Bacharel em Ciências, Matematica, Física e Engenheiro pela antiga Escola Central.
- 1875- Casou-se com D. Maria Isabel Meneses Bicalho.
- 1880- Chefe da construção do abastecimento d'água do Rio de Jneiro.
- 1880-1881- Chefe da seção do prolongamentoda E.F.D,PedroII.
- 1883- Diretor de abastecimento d'água da corte.
- 1890- Engenheiro chefe do prolongamento da estrada de ferro central de Brasil, ex-E.F.DPedroII.
- 1894- Integrou, juntamente com Arão Reis, a comissão de construção de Belo Horizonte.
- 1895- Engenheiro chefe da comissão construtora da nova capital de Minas.
- 1901- Inspetor geral das obras públicas da capital federal
- 1903- Inspetor e depois diretor técnico das obras de melhoramento do porto do Rio de Janeiro.
- 1911- Aposentadoria.
- 1919 (18 de novembro)- Faleceu em Petropólis, sendo seus restos mortais transportados para o Rio de Janeiro e sepultado no cemitério de São João Batista.
ESTRUTURA FÍSICA

O prédio construido em dois blocos e dois pavimentos é constituido de 51 salas, distribuidas das seguinte forma:
- 03 salas para a secretaria, 01 sala e 01 ante sala para a diretori, 01 sala de mecanografia, 01 sala de computação, 01 laboratorio de língua inglesa, 01 sala para especialistas, 01 biblioteca, banheiros masculinos, banheiros femininos, banheiros para professores, 01 banheiro para a diretoria, 01 dispensa, e salas de aula.
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tem em vista a qualidade de formação a ser oferecida a todos os estudantes, considerando os interessese necessidades da comunidade escolar.
Introduzir o aluno num processo sistematico da construção e reconstrução do conhecimento, desenvolvendo capacidades e apendizagens de conteúdos necessários á vida em sociedade, com a preocupação de desenvolver a competência humana de aprender a aprender a saber pensar.
O processo de ensino-aprendizagem quer oportunizar atividades cognitivamente significativas que permitam ao aluno estabelecer relações entre o cotidiano e o cientifico, o racional e o afetivo, o público e o privativo, o individual e o coletivo.
O aprendizado dos conteúdos sistematizados implica o domínio da língua falada e escrita princípios da reflexão matemática noções espaciais e organizam a percepção do mundo principios da explicação científica, convivio com a arte e as mensagens estéticas, educação para o movimento e para a cidadania, exigindo, portanto, o reconhecimento de alguns critérios do convivio coletivo.
A dimensão do trabalho pedagógicoé planejada e desenvolvida de forma interdisciplinar e transdisciplina, perpassando todas as áreas de ensino onde a temática inspira-se em projetos de trabalho que priorizam atitudes e hábitos de indagação, interpretação, pesquisa e síntese.
OBJETIVOS DO ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Objetiva aprofundar os conhecimentos, preparar pra o mercado de trabalho, pra o execício da cidadania, incluindo a formação ética, pensando autônomo e crítico. Ao mesmo tempo objetiva uma maior aproximção entre a teoria e a pratica no cotidiano do currículo
Nenhum comentário:
Postar um comentário